O câncer de próstata é considerado o mais frequente na população masculina e normalmente ocorre após os 50 anos de idade. Contudo, por ser um câncer silencioso, o diagnóstico alcança pequena parcela da população já que se dá por meio de exames de rotina.

Para entendermos melhor sobre o câncer de próstata, precisamos saber primeiro: o que é a próstata?

VER MAIS

 

A próstata é uma glândula, semelhante a uma castanha, que faz parte do sistema reprodutor dos homens. Ela se localiza logo abaixo da bexiga e tem como principal função, junto às vesículas seminais, produzir um fluido chamado esperma ou sêmen, que transportará milhões de espermatozoides para fertilizar o óvulo.

Como falado anteriormente, o câncer de próstata é silencioso, já que normalmente não apresenta sintomas na fase inicial e, quando estes aparecem, aproximadamente 95% dos tumores já estão avançados e então a cura é muito mais difícil ser alcançada. Dores ao urinar ou vontade de urinar com frequência costumam ser definidas como infecção do trato urinário, mas também podem ser sintomas desta fase avançada do câncer, principalmente se, junto a eles, houver presença de dor óssea e de sangue na urina e/ou no sêmen.

Homens com história familiar de câncer de próstata, negros e/ou obesos devem estar ainda mais atentos aos sintomas e principalmente estabelecer uma rotina de exames com o seu médico de confiança a partir dos 45 anos de idade, pois a melhor forma de atingir a cura do câncer de próstata é através da sua prevenção e identificação o mais cedo possível. Já homens sem esses fatores de risco, podem procurar o urologista a partir dos 50 anos de idade, para que serão avaliadas alterações na próstata por meio do toque retal, do exame de sangue PSA (antígeno prostático específico) ou de ultrassom transretal com biópsia, a fim de obter o diagnóstico definitivo da lesão.

O tratamento é totalmente individualizado e é prescrito a partir da avaliação médica, considerando se o estado de saúde e expectativa de vida do paciente e o estadiamento da doença.

Referências Bibliográficas:

Agência Brasil
Sociedade Brasileira de Urologia

http://sbu-sp.org.br/novembro-azul-2017/cancer-de-prostata/
https://www.todabiologia.com/dicionario/esperma.htm