As tão esperadas férias chegaram e, junto dela, a alegria de poder descansar e poder fazer o que você tiver vontade neste tempo: dormir até tarde, assistir seu programa de TV preferido, viajar. Mas lembre-se, seja para o campo, com ou sem piscina, ou para a praia, os cuidados com o sol devem estar presentes.

É importante frisar que tanto pessoas com pele e olhos claros, com sardas (fototipo I e II) como as de pele mais escura, devem se proteger dos raios solares. Entretanto, pessoas do fototipo I e II, assim como as de histórico familiar de câncer de pele e/ou que tenham muitas pintas, dificuldade para se bronzear e que já tiveram queimaduras solares, devem ficar ainda mais atentos e redobrar os cuidados.

VER MAIS

O uso do filtro solar é o mais conhecido para se proteger contra os efeitos maléficos do sol. Porém, há algumas características essenciais para que sua pele realmente fique protegida: usar o filtro solar todos os dias, independentemente se está de férias ou não, reaplicando o produto a cada duas horas se exposto ao ar livre, e pelo menos uma vez pela manhã, com uma reaplicação antes do horário do almoço, se não ficar exposto ao sol diretamente; e, o produto deve ter proteção contra radiação tipo UVA e UVB, com o fator de proteção solar, de no mínimo 30.

A exposição cuidadosa ao sol é uma medida preventiva contra os tipos de câncer de pele, seja ele melanoma ou não melanoma, sendo de rara e comum incidência, respectivamente. Para tanto, além de aplicar o filtro solar regularmente, é importante evitar a exposição direta ao sol entre as 10h e às 16h; usar chapéus de abas largas, óculos escuros com proteção adequada e camisetas; se estiver na praia ou na piscina, ficar abaixo de lonas ou barracas que absorvem cerca de 50% de radiação ultravioleta; e, observar a pele de todo o seu corpo periodicamente, à procura de manchas, novas pintas ou lesões.

Caso surja alguma alteração em sua pele, não fique em dúvida e consulte o quanto antes um médico. E, mesmo que não perceba nada de diferente em você, procure passar em consulta médica ao menos uma vez ao ano.

Referências Bibliográficas:

http://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/cancer-da-pele/64/
http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/pele_nao_melanoma
http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/pele_nao_melanoma/prevencao
https://vejasp.abril.com.br/blog/beleza-de-blog/12-dicas-para-voce-se-proteger-do-sol-e-da-agua-do-mar-durante-o-verao/