Dia oito de março é a data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. Você sabe por que existe essa data comemorativa e porque é no dia 8 de março especificamente?

No século XIX, operárias de uma fábrica têxtil morreram queimadas por policiais, em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América. Tal fato foi sucessor às reivindicações por direitos que este grupo estava batalhando para conseguir, como a diminuição da carga horária de trabalho e a licença maternidade.

Como uma forma de homenageá-las, em 1911, foi instituído o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher, que teve como objetivo conjunto de abrir discussões acerca dos direitos femininos e lembrar da luta diária que as mulheres enfrentam, em todos os cantos do mundo.

VER MAIS

Antes mesmo do episódio da fábrica têxtil acontecer, em 8 de março de 1857, outras batalhas já haviam sido enfrentadas pelo povo feminino, como por exemplo, o protesto para conseguir o direito ao voto, também nos EUA. Contudo, foi a partir do século XX que as mulheres começaram a conquistar alguns direitos. E, só a partir dos anos 2000 que mudanças significativas vieram à tona e demonstraram o poder feminino, como pela instauração da Lei nº 11.340, denominada “Lei Maria da Penha”, que protege as mulheres contra a violência doméstica, sendo ela física, psicológica, moral, sexual ou patrimonial.

Infelizmente, o machismo ainda predomina a maior parte dos países, mas pouco a pouco, as mulheres conseguirão demonstrar que podem fazer qualquer coisa, desde que se proponham a isso.

Para auxiliar nesta batalha por direitos, a cada ano, a Organização das Nações Unidas (ONU) traz um tema para o Dia da Mulher, a fim de abrir debates, sugestões e reconhecimento. Neste ano de 2018, o tema proposto é “o tempo é agora: ativistas rurais e urbanas transformam a vida das mulheres”, já que o dia 8 de março será comemorado meio a um movimento global, caracterizado por direitos, igualdade e justiça nunca antes vistos.

2018, portanto, poderá ser marcado pela concretização do empoderamento feminino, assim como a garantia de ainda mais direitos às mulheres urbanas e rurais, sem distinção.

Referências Bibliográficas:

https://nacoesunidas.org/tema-do-dia-internacional-da-mulher-deste-ano-celebra-ativistas-rurais-e-urbanas/

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/03/1864604-entenda-o-dia-da-mulher-confira-fatos-marcantes-da-historia-da-mulher.shtml