No dia 27 de julho, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, dando origem à campanha Julho Verde. Com apoio da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) e da Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG), a campanha Julho Verde tem como objetivo alertar e informar a população sobre esse tipo de doença, abrangendo todo o território brasileiro e, também, diversos países.

VER MAIS

A nomenclatura “câncer de cabeça e pescoço” é empregada aos tumores malignos que se originam em áreas da boca, língua, palatos mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, tireoide e seios paranasais, representando 4% de todos os tipos de câncer. Os principais fatores de risco para o desenvolvimento dessas doenças são o tabagismo e o etilismo, sendo que a associação entre tabaco e álcool aumenta em cerca de 20 vezes a chance de ter câncer nessa região. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 90% dos pacientes diagnosticados com tumores malignos na boca são tabagistas.

O tema da campanha Julho Verde 2018 é “Toda Voz Merece Ser Ouvida”, já que o tratamento para o controle e cura da doença pode, em muitos casos, prejudicar a fala do paciente. Diversas ações vão acontecer como caminhadas, cursos, apresentações e orientações sobre prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação do câncer de cabeça e pescoço. Além disso, prédios públicos e privados serão iluminados de verde como um alerta à população. A ação visa, acima de tudo, a detecção precoce da doença, pois o diagnóstico antecipado tem 80% de chance de cura, diferentemente do que ocorre com estágios mais avançados do câncer.

É importante lembrar que em caso de sintomas ou dúvidas sobre o câncer de cabeça e pescoço, um especialista deverá ser consultado. Você pode agendar um atendimento com a Dra. Maria Cristina pelos números (11) 5051-5144 e (11) 5084-1280, afinal, sua voz merece ser ouvida.

Referências Bibliográficas:

http://www.acbgbrasil.org/wp-content/uploads/2018/06/Release_2018_Julho_Verde_ACBG_Brasil.pdf

http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/radio/materias/PAINEL-ELETRONICO/560095-CAMPANHA-JULHO-VERDE-ALERTA-PARA-PREVENCAO-DO-CANCER-DE-CABECA-E-PESCOCO.html

http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/agencianoticias/site/home/noticias/2016/prevencao-deteccao-precoce-cancer-cabeca-pescoco-tema-encontro-inca

 http://www.sbccp.org.br/campanha-nacional-de-prevencao-do-cancer-de-cabeca-e-pescoco/