O câncer de cabeça e pescoço é responsável por aproximadamente 5% de todas as neoplasias que ocorrem nos humanos.

Os mais frequentes são o câncer de boca e o de laringe, mas ele também pode ocorrem em qualquer outra região da cabeça e do pescoço como: tireóide, paratireoide, pele, lábios, glândulas salivares, nariz e seios paranasais e outras. Desta forma vários sinais e sintomas podem ser causados por estes tumores como rouquidão, feridas na boca e lábios, dificuldade para respirar e engolir.

VER MAIS

Além destes, outras alterações podem ser comumente observadas pela própria pessoa ou por um médico como: dor de garganta persistente, dor de ouvido, manchas esbranquiçadas (leucoplasia) ou avermelhadas (eritroplasia) na boca, nódulo no pescoço, obstrução e sangramento nasais, edema ou dor na face, feridas na pele e outros.

Como se vê, os sintomas são variados e alguns até considerados corriqueiros como a rouquidão, a dor de ouvido e a dor de garganta, que podem ser confundidos com uma simples gripe, por exemplo. Desta forma, é importante estar sempre atento, detectar tais sintomas o quanto antes e procurar ajuda médica.

Os hábitos de fumar (tabagismo) e de consumir bebidas alcoólicas (etilismo) aumentam muito o risco de se ter um câncer de cabeça e pescoço, principalmente de boca, laringe e faringe. Outros fatores também podem aumentar este risco, como a presença de certos vírus, o HPV por exemplo, e a exposição contínua ao sol, que pode causar câncer de pele e de lábio.

A conversa com o médico e o exame clínico durante a consulta , além de alguns outros exames são suficientes para fazer o diagnóstico do câncer de cabeça e pescoço. A partir daí, a equipe médica e o paciente podem avaliar, dentre as várias formas de tratamento, qual a que mais se adapta a cada caso.

Quanto antes se fizer o diagnóstico e iniciar o tratamento, maiores serão as chances de cura e de se alcançar os melhores resultados e o controle do câncer com menos sequelas.

Referências Bibliográficas:

http://files.laopi.webnode.com/200000144-a6904a78a1/Oncologia%20basica%20-%20Sabas%20Vieira.pdf
http://www.rb.org.br/detalhe_artigo.asp?id=1383&idioma=Portugues