Você sabe qual parte do seu corpo é responsável por regular o nosso metabolismo?

O desenvolvimento e equilíbrio do organismo necessita dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que atuam em todos os sistemas do nosso corpo, e são produzidos pela Tireóide.

A Tireóide é uma glândula que possui o formato de uma borboleta e se localiza na parte anterior do pescoço, logo abaixo da região do Pomo de Adão (popularmente conhecido como gogó). Em relação aos demais órgãos do corpo é relativamente pequena, porém considerada uma das maiores glândulas do organismo já que pode chegar a até 25g em um adulto.

Ela atua na função de órgãos importantes como o coração, o cérebro, o fígado e os rins. E envolve-se também no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes; na regulação dos ciclos menstruais; na fertilidade; no peso; na memória; na concentração; no humor; e no controle emocional, dessa forma agindo diretamente no equilíbrio e harmonia do organismo.

Quando há algum problema na tireóide, pode ocorrer liberação de hormônios em quantidade insuficiente (hipotireoidismo) ou em excesso (hipertiroidismo). Nos dois casos, a glândula aumenta de volume, que fica conhecido como bócio. Essa complicação pode ocorrer em qualquer etapa da vida, e o diagnóstico e tratamento pode salvar uma vida.


Entre em contato:
Dra. Maria Cristina Matteotti
Telefones: (11) 3032-0441 e (11) 5051-5144 
WhatsApp: (11) 95242-3033
http://dramariacristina.com.br/


Referências:
https://www.endocrino.org.br/tireoide/
http://www.tireoide.org.br/o-que-e-a-tireoide/