As paratireóides são quatro pequenas glândulas endócrinas localizadas posteriormente a tireóide, Apesar de próximas as glândulas tireóide e paratireóides,  exercem funções independentes.

São responsáveis pela sensação de bem-estar, a sua ausência pode estar associada a fadiga e ansiedade.

Sua função é controlar os níveis de cálcio no sangue através da produção do hormônio paratireoideano ou paratormônio (PTH), que participa do equilíbrio de cálcio e fosfato, e da fisiologia do osso, como: aumento do nível de cálcio no sangue, aumento da absorção de cálcio , ativação da vitamina D e estímulo a reabsorção de cálcio nos rins.

O cálcio é um mineral essencial ao organismo humano, já que está diretamente envolvido em diversos processos metabólicos como: coagulação sanguínea, transmissão dos impulsos nervosos, contração muscular, ativação enzimática e secreção hormonal. A maior concentração de cálcio, cerca de 99%, é nos ossos e dentes, e 1% no sangue e tecidos, disponível para ser mobilizado em eventuais necessidades metabólicas.

Deve se ter o equilíbrio entre o cálcio dos ossos e do sangue, e esse processo hormonal envolve diretamente o hormônio da glândula paratireóide (PTH), dessa forma tornando-o essencial para o devido funcionamento do organismo.



Entre em contato:
Dra. Maria Cristina Matteotti
Telefones: (11) 3032-0441 e (11) 5051-5144
WhatsApp: (11) 95242-3033
http://dramariacristina.com.br/