Você mulher faz o acompanhamento médico pelo menos uma vez ao ano para saber se está tudo certo com sua saúde? Ou já conhece a campanha Outubro Rosa?

Desde 1990, esta campanha tem como objetivo estimular a conscientização sobre o câncer de mama para que o índice de mortalidade desta doença diminua ano após ano, compartilhando informações sobre a doença e promovendo maior acesso a serviços de diagnóstico e de tratamento do câncer de mama.

VER MAIS

A campanha Outubro Rosa frisa que o diagnóstico precoce é a melhor alternativa para o sucesso do tratamento. Desta forma, o movimento acontece mundialmente todos os anos, mobilizando empresas, entidades e a população por meio do laço cor de rosa. Além disso, para expandir a cor rosa no mês de outubro, corridas, desfiles e iluminação, na cor da campanha, em construções no país e no mundo são recorrentes para que o assunto sempre esteja presente e não seja um tabu.

O câncer de mama é uma doença que preocupa grande parte da população feminina, mas você sabe realmente o que ele significa e como acontece?

O câncer de mama é um tumor maligno no qual as células, geralmente, por razões genéticas, e/ou ambientais, ficam diferentes das células normais da mama e esta anormalidade faz com que se dividam e se multipliquem rapidamente, podendo atingir outras partes do corpo, ou seja, ter o câncer em diversas regiões, dificultando o tratamento – podemos chamar tal multiplicação em outros locais de metástase.

Pesquisas apontam que a menstruação precoce, o histórico familiar, a idade, a menopausa em idade avançada, a obesidade, a ausência de gravidez e a reposição hormonal realizada por medicamentos são os principais fatores para desenvolver a doença. Com tais dados podemos entender porquê o acompanhamento médico frequente e o diagnóstico precoce do câncer são importantes para o melhor resultado do tratamento e para o controle da doença.

Alguns sinais podem ser detectados pela própria mulher, como a vermelhidão local, alteração no formato das mamas e dos mamilos, caroços (também chamados de nódulos) nas axilas, pele enrugada parecida com a casca de uma laranja nas mamas e a secreção escura saindo dos mamilos. Contudo, tenha em mente que a maioria das vezes o câncer em estágio inicial não apresenta sintomas e quando eles são perceptíveis, normalmente, já estão mais desenvolvidos e o tratamento deverá ser mais intenso.

A dica de ouro deixada aqui é então realizar o acompanhamento com seu médico de confiança, realizando exames periodicamente. O autoexame também tem sua importância: fique de frente ao espelho com o braço erguido acima da cabeça e apalpe suas mamas e suas axilas, procurando por algum nódulo. Além disto, tenha hábitos saudáveis por toda a sua vida mantendo exercícios físicos e alimentação balanceada.

Caso possua alguma dúvida sobre o assunto não hesite em conversar com seu médico e esclarecer todas elas para levar uma vida tranquila e sem medo.

Faça parte você também do Outubro Rosa!

Referências Bibliográficas:

http://outubrorosa.org.br/
http://www.santacruz.br/ojs/index.php/Revenf/article/view/1038
http://www.inca.gov.br/outubro-rosa/outubro- rosa.asp