A tireoide e a alimentação

Alimentação equilibrada, baseada em alimentos frescos e naturais – frutas, verduras e legumes – complementada por proteínas de grãos integrais e carnes magras, enriquecida por frutas secas e oleaginosas, é fundamental para uma vida saudável, para o bom funcionamento de todas as “engrenagens” do nosso organismo. Alguns desses órgãos, no entanto, exigem atenção redobrada.

É o caso, por exemplo, da tireoide, glândula que, além de regular diversas funções do corpo humano como o metabolismo, fertilidade, crescimento e a plena atividade de órgãos vitais – cérebro, rins, coração e fígado -, interfere até mesmo nas emoções.

Grande parte dos problemas de saúde – e com a tireoide não é diferente – está relacionada a algum processo inflamatório, e a alimentação balanceada, com consumo restrito de frituras, gorduras, açúcar, álcool e, principalmente, ultraprocessados, ajuda a diminuir esse risco.

Algumas dúvidas já foram levantadas sobre a interferência de determinados alimentos na produção desordenada dos hormônios da tireoide, o T3 e oT4. De todos eles, no entanto, os únicos componentes que merecem cuidado especial são o iodo, presente no sal, e as isoflavonas presentes principalmente na soja, mas também na cevada, centeio, ervilha e algas. Isso não significa que devam ser abolidos da dieta, ao contrário. No caso do iodo, a falta dele também é prejudicial. O ideal é buscar o equilíbrio, sempre sob orientação médica.

Mas, o que faz bem para a tireoide? Grãos integrais, proteínas magras, frutas em geral, especialmente as cítricas e antioxidantes como morango, ameixa, abacaxi e kiwi são todos “amigos” da tireoide, assim como espinafre, couve, brócolis, tomate, abóbora, sementes, castanha do pará (no máximo duas por dia), leite e seus derivados.

O importante, portanto, é privilegiar a alimentação balanceada e, no caso de dúvidas, conversar com o médico especialista.

Cuida bem da tireoide, cuide bem de você: coloque saúde no seu prato!

Pesquise

Redes sociais

Clique aqui
Entre em contato!
Olá, entre em contato conosco!