Atenção ao câncer de boca

O câncer de boca está relacionado aos tumores malignos localizados na região dos lábios ou na cavidade oral – gengivas, bochechas, céu da boca e língua.

Mais prevalente entre os homens, a doença tem um índice preocupante: além da evolução contínua (cerca de 15 mil novos casos a cada ano, segundo levantamento do INCA – Instituto Nacional de Câncer), a maioria dos diagnósticos só é feita nos estágios mais avançados.

Os principais fatores de risco do câncer de boca são o tabagismo e o consumo exagerado de bebidas alcoólicas. Quando esses dois hábitos se acumulam, o risco é redobrado.

Além do cuidado fundamental – eliminar cigarros convencionais, cigarros eletrônicos, fumos de rolo e diminuir o consumo de álcool – evite exposição ao sol sem o uso de protetor solar nos lábios, vacine-se contra o HPV (papilomavírus humano), faça o acompanhamento regular da saúde bucal com o Cirurgião Dentista e fique atento aos seguintes sinais:

• observe os lábios e a região interna da boca e, principalmente, a presença de pontos endurecidos, feridas, sangramentos e áreas dormentes;

• em caso de uso de próteses, fique atento a irritações, sobretudo por baixo delas, e capriche na higienização;

• feridas persistentes por mais de duas semanas merecem atenção especial;

Para fazer o autoexame, com o auxílio de uma lanterna, avalie o céu da boca, língua, lábios e gengiva, com atenção especial nas regiões mais escondidas. A qualquer sinal de manchas brancas, avermelhadas ou feridas, procure orientação médica.

Pesquise

Redes sociais

Entre em contato!