Atenção ao câncer de laringe

O câncer de laringe é predominante entre os tumores que acometem a região de cabeça e pescoço. Os sintomas da doença são característicos da região onde se localiza:

•  dois terços dos tumores malignos da laringe se localizam nas cordas vocais e, nesse caso, o sinal de alerta é a rouquidão persistente e, nas lesões mais avançadas, dor de garganta, dificuldades para engolir ou respirar;

• apenas um terço dos casos de câncer de laringe se localizam acima das cordas vocais. Além da dor de garganta persistente, não relacionadas a infecções bacterianas comuns, outros sinais de alerta são alteração na qualidade da voz e sensação de “caroço” na garganta.

O diagnóstico precoce, em qualquer dos casos, é muito importante, tanto para um bom prognóstico de cura, quanto para evitar efeitos adversos na fala, na deglutição e até mesmo nos dentes.

Tabagismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, obesidade e a exposição contínua à poluição e outros agentes químicos (petróleo, plásticos, partículas têxteis e de amianto) são os principais fatores de risco para a doença.

Ao menor sinal de alerta, não hesite em procurar o especialista Cirurgião de Cabeça e Pescoço. A prevenção e o diagnóstico precoce, como temos destacado continuamente neste Julho Verde – Mês de combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, são essenciais para a saúde e a qualidade de vida.

Pesquise

Redes sociais

Entre em contato!