Caminho para a saúde

Andar muito – cerca de 10 mil passos por semana – é ótimo para a saúde. Mas, se esse número parece exagerado, fique tranquilo e, principalmente, não desanime: novos estudos têm comprovado que mesmo caminhadas menores, com aproximadamente 4 mil passos, também trazem resultados importantes.

Uma avaliação recente, coordenada pela equipe de cardiologia da instituição americana Johns Hopkins Medicine, corroborada por pesquisas anteriores, como a da publicação Medicine & Science in Sports & Exercise, comprovou que a prática de exercícios moderados, desde que realizados de forma contínua, regular, diminui significativamente os índices de pressão arterial e de açúcar no sangue, prevenindo o risco de doenças, sobretudo as cardiovasculares.

O maior benefício destas novas descobertas é conscientizar e estimular cada vez mais as pessoas a incluir em suas vidas o hábito de praticar atividades físicas. Mesmo que, em um primeiro momento, não seja possível realizar grandes metas – como os 10 mil passos semanais -, é muito importante “quebrar” o sedentarismo e começar a se exercitar.

As atividades físicas devem ser presença constante ao longo de toda a vida. Além dos benefícios já mencionados, quando movimentamos o corpo despertamos os músculos, “lubrificamos” as articulações e conquistamos não só um corpo forte e saudável, como cuidamos também da saúde emocional. A partir do momento em que começamos a nos exercitar, e colocamos a atividade permanentemente em nossa rotina, são liberados vários hormônios que exercem influência direta no estado mental, tornando a vida mais leve, feliz e harmoniosa. Uma caminhada ao ar livre, especialmente junto à natureza, é a melhor forma de estimular a produção de hormônios que, comprovadamente, contribuem para o bem-estar emocional, como a endorfina e a dopamina. Ao mesmo tempo, a atividade física regular também impulsiona a produção de outros hormônios importantes para o controle dos níveis de açúcar no sangue, da pressão arterial e do fortalecimento do sistema imunológico, além de contribuir para reduzir e controlar as manifestações infecciosas.

Mais importante do que contar passos, portanto, é dar o primeiro passo: sair para um pequeno passeio, procurar usar menos o carro, fazer compras na própria região a pé, caminhar no parque, descer do transporte ou deixar o carro estacionado um pouco mais longe para caminhar um pouco é um bom começo e, mais importante, já faz diferença.

Inspire, expire, respire e dê o primeiro passo. A prática da caminhada traz significativos benefícios e, aos poucos, o hábito vai se incorporando ao estilo de vida. Com o tempo, a persistência e os resultados, você vai ver que esse é o melhor caminho em direção à saúde e ao bem-estar.

Pesquise

Redes sociais

Entre em contato!