Fique atento!

O câncer de boca é a designação genérica dos tumores que podem vir a afetar os lábios e toda a cavidade oral, como gengivas, bochechas, céu da boca e língua.

Segundo estimativas do INCA – o Instituto Nacional de Câncer, a cada ano, apenas no Brasil, aproximadamente 15 mil novos casos são diagnosticados, sendo a grande maioria deles – mais de 11 mil – entre os homens, a partir dos 40 anos.

O câncer de boca pode se apresentar tanto na forma de uma ferida indolor, de difícil cicatrização, como também em manchas (brancas, vermelhas ou pretas), ou pelo aumento de volume em alguma região específica.

Além da evolução contínua de novos casos e da preocupante incidência de mortalidade, há ainda outro aspecto negativo destacado pelo levantamento do INCA: na maioria das vezes o câncer de boca só é diagnosticado em estágios mais avançados.

O tabagismo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas são as principais causas do câncer de boca. Quando esses dois fatores estão associados, os riscos são ainda maiores. Próteses mal ajustadas, higiene inadequada e cáries frequentes também são fatores desencadeantes da doença.

Cigarro não combina com saúde

Portanto, além dos cuidados básicos com a saúde oral, é importante eliminar cigarros, diminuir o consumo de bebidas alcoólicas, além de manter uma dieta saudável e equilibrada.

Esteja sempre atento a qualquer alteração na região dos lábios e da cavidade oral e, em caso de dúvida, procure o Cirurgião de Cabeça e Pescoço. Quanto mais cedo o câncer de boca for diagnosticado, maiores são as chances de tratamento.

Pesquise

Redes sociais

Entre em contato!