Hipotireoidismo: fique atento

Quem nunca sentiu, eventualmente, cansaço excessivo, sonolência anormal e até uma certa “melancolia”? Apesar de quase sempre subestimados, normalmente relacionados ao estresse, esses sintomas podem indicar um distúrbio endocrinológico, o hipotireoidismo. Nesse caso, além da menor disposição física, sonolência e desânimo, podem ocorrer outros sinais, como dores musculares, alterações repentinas das taxas de colesterol, falhas de memória e até prisão de ventre.

O que é o hipotireoidismo?

A tireoide, glândula localizada logo à frente da região inferior do pescoço, é responsável por liberar hormônios essenciais para o funcionamento do organismo. Quando, por alguma razão, esses hormônios – conhecidos como T3 e T4 – deixam de ser produzidos e liberados adequadamente, o metabolismo fica mais lento e a atividade cerebral diminui.

Consequências

No caso específico das crianças, a baixa produção dos hormônios afeta o crescimento e a evolução natural da puberdade. Tanto nas crianças como nos adultos, o hipotireoidismo pode causar hipertensão arterial, diminuir a frequência cardíaca ou, em casos agudos, hipotermia e perda de consciência, com consequências severas ao funcionamento de múltiplos órgãos.

Causas

As causas do hipotireoidismo podem estar ligadas ao consumo de iodo: apesar desse elemento diminuir drasticamente a ocorrência da doença – tanto que sua adição ao sal foi adotada por lei na década de 1950 – o consumo excessivo também pode ser a sua causa. Mais raramente, o hipertireoidismo tem como origem a síndrome de Hashimoto, uma doença autoimune.

Atenção!

Muitos dos sintomas do hipotireoidismo se confundem com os de outras patologias ou mesmo de uma rotina estressante. Porém, é importante ficar atento e, se os sinais assim indicarem, procurar o Cirurgião de Cabeça e Pescoço para realizar exames clínicos e de aferição dos hormônios T3 e T4. Fique atento: o hipotireoidismo afeta muito a qualidade de vida e pode ter consequências importantes. Porém, uma vez diagnosticado, normalmente o tratamento é simples, realizado através de reposição hormonal.

Pesquise

Redes sociais

Clique aqui
Entre em contato!
Olá, entre em contato conosco!