O poder transformador da educação

“Só a educação liberta”
Epiteto, filósofo grego

Apesar dos imensos avanços científicos e tecnológicos conquistados nas últimas décadas, ainda lutamos – não só aqui no Brasil, mas no mundo todo – por direitos básicos, como os humanos, à saúde, à liberdade de expressão e até à paz.

Se por um lado avançamos tanto, fica a dúvida: por que ainda sofremos com injustiça, pobreza e fome? A resposta está em uma só palavra: educação!

Um relatório elaborado pela UNESCO – a Organização das Nações Unidas para a Educação e a Ciência – ainda no século passado, em 1996, dizia que a educação é uma “utopia necessária, um bem indispensável para alcançar os ideais de paz, liberdade e justiça social”.

O conhecimento que proporcionou grandes descobertas, por enquanto é privilégio de apenas uma parcela da humanidade. Ao lado dela, ainda existem milhões de crianças e jovens sem acesso à escola, que não adquiriram o conhecimento mínimo em alfabetização e matemática.

E como mudar esse cenário? Além de fazer a nossa parte – ler, aprender, nos atualizar e proporcionar conhecimento às novas gerações – precisamos cobrar ações públicas e mais investimentos em educação.

Pense bem, exercite a curiosidade e ajude a transformar a “utopia” em sonho realizado: educação também é saúde!

Pesquise

Redes sociais

Clique aqui
Entre em contato!
Olá, entre em contato conosco!