O que são?

Aftas são pequenas úlceras rasas, como “machucados”, dentro da cavidade oral – face interna das bochechas, na língua, no assoalho bucal, gengivas ou até na garganta.

Causas

As suas causas não são claras, mas podem estar associadas ao consumo de alimentos muito ácidos, baixa imunidade, situações de estresse, problemas gástricos, deficiências nutricionais (como zinco, ferro, folato e vitamina B12), ingestão de determinados medicamentos, predisposição genética ou mesmo de forma mecânica, por uso de aparelhos dentários ou por mordida na língua e na bochecha.

Além dessas possibilidades, é preciso observar se as aftas não podem ser sintoma de alguma outra patologia, como doença celíaca (distúrbio gastrointestinal caracterizado pela intolerância ao glúten), doença de Crohn, síndrome do intestino irritável ou ainda outros fatores associados ao sistema imunológico.

Tratamento

Apesar de desconfortáveis, chegando a tornar difícil e dolorosa a alimentação e até a fala, não há medicação específica para o seu tratamento: normalmente elas saram de forma natural em uma a duas semanas. Durante esse período, o que se pode fazer é evitar comer alimentos ácidos ou condimentados e cuidar bem da higiene oral, complementada por antissépticos bucais.

Quando ir ao médico

Na grande maioria dos casos, as aftas são benignas. Contudo, é importante ir ao médico quando:

• as aftas são muito grandes;

• as crises são frequentes;

• se as lesões durarem mais de 2 semanas;

• se surgirem também lesões nos lábios.

Porém, mesmo dentro do período normal de recuperação, se houver muita dor ao engolir, mastigar ou falar, o médico pode receitar tratamentos sintomáticos, como medicamentos antiinflamatórios, analgésicos e redutores da acidez estomacal.

Prevenção

Os cuidados preventivos são os mesmos que devemos ter para o organismo como um todo: alimentação saudável, atividades físicas regulares, equilíbrio entre trabalho e lazer e os autocuidados. Trate-se bem!

Pesquise

Redes sociais

Entre em contato!