Os hormônios da tireoide

T3, T4 e TSH – você sabe o que essas “letrinhas” significam para a saúde da tireoide e o funcionamento de todos os órgãos do corpo? Elas representam três hormônios que atuam em conjunto para controlar o funcionamento adequado do metabolismo do organismo.

O T3 e o T4, produzidos pela tireoide, circulam pela corrente sanguínea para ajudar as células a transformar oxigênio, glicose e calorias em energia. Apesar de ter uma concentração bem maior, o T4 é um pré-hormônio que, depois de percorrer os órgãos, acaba se transformando em T3 para a utilização efetiva das células.

A dosagem desses hormônios serve como base para verificar se a tireoide está funcionando corretamente, determinando o diagnóstico de hipotireoidismo ou hipertireoidismo: a quantidade excessiva de T4 levará à maior produção de T3 e, consequentemente, ao hipertireoidismo. A situação contrária – menor circulação de T4 e menor produção de T3, o hipotireoidismo.

Mas, e o TSH, onde entra nessa história? A atividade complexa dos hormônios T4 e T3 é controlada pela hipófise, glândula localizada no cérebro. É ela quem coordena a quantidade exata dos hormônios circulantes: quando há algum indício de que a produção de um ou de outro não está adequada, a hipófise envia um comando para a tireoide, através do TSH, uma sigla que, em inglês, explica exatamente a sua função – “hormônio estimulador da tireoide”.

Achou complicado? Não se preocupe: esses indicadores hormonais fazem parte do hemograma, exame de sangue regular de controle pedido pelo seu médico, que fará a avaliação e, se for o caso, encaminhará para o atendimento pelo Cirurgião de Cabeça e Pescoço para o tratamento adequado.

E, para concluir: como prevenir eventuais problemas de tireoide, fazer como que ela produza sempre os corretos volumes hormonais? A resposta é simples e serve não só para a tireoide, mas para todo o corpo: alimentação saudável, praticar exercícios físicos e equilibrar, com sabedoria, trabalho e lazer.

Pesquise

Redes sociais

Clique aqui
Entre em contato!
Olá, entre em contato conosco!