Prevenção, cuidados: vida saudável

Alimentação saudável, natural, é o ponto de partida, a “chave” que vai abrir as portas para um novo estilo de vida. O Guia Alimentar para a População Brasileira, elaborado pelo Ministério da Saúde, recomenda que se dê preferência aos alimentos frescos e naturais (frutas, verduras e legumes), complementados pelos minimamente processados (arroz, feijão, grãos, cereais, massas e farinhas), proteínas saudáveis, pouca gordura e quantidades moderadas de sal e açúcar. Quanto aos alimentos ultraprocessados, “ricos” em ingredientes químicos e nocivos, é melhor deixá-los nas prateleiras do mercado.

Atividade física regular também faz bem à saúde do corpo e da alma, reduz os níveis de ansiedade e estimula a produção dos chamados hormônios da felicidade.

Quanto às doenças que acometem a região de cabeça e pescoço, o foco principal de conscientização deste nosso Julho Verde, a maior parte delas está associada a fatores de risco – facilmente evitáveis – ou à falta de cuidados básicos:

• cigarros e todos os outros tipos de fumos – químicos ou eletrônicos – são os principais vilões de todas as doenças e do câncer, em especial: devem ser totalmente abolidos;

• evite ou diminua o consumo de bebidas alcoólicas;

• visite o dentista regularmente e tenha atenção especial aos cuidados diários de higiene bucal;

• use protetor solar;

• vacine-se contra o HPV – a vacina está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14. Para outras idades, procure as clínicas particulares. Além de combater alguns tipos de vírus, a vacina também protege contra diversos tipos de câncer.

Finalmente, mas não menos importante, visite o médico regularmente e, em caso de dúvida procure a atenção especializada do Cirurgião de Cabeça e Pescoço.

Pesquise

Redes sociais

Entre em contato!