O crescimento da glândula tireoide

Popularmente conhecido como “papo”, bócio é o nome que se dá ao crescimento anormal da tireoide. A doença pode se apresentar de forma difusa, quando atinge toda a glândula, ou pela presença de um ou mais nódulos, também conhecido como bócio nodular.

A manifestação difusa, mais aparente e característica, é geralmente provocada por deficiência de iodo ou por disfunções na produção de hormônios pela tireoide – hipotireoidismo ou hipertireoidismo.

Em qualquer desses casos, o aumento da glândula tem característica benigna e o tratamento se dá pela administração de medicamentos para controlar a deficiência de iodo ou para regular a produção dos hormônios da tireoide.

A indicação cirúrgica é necessária apenas nos casos em que o tamanho da glândula possa provocar dificuldades para respirar, engolir alimentos ou pela presença de nódulos malignos.

Além da palpação da glândula e a avaliação do histórico do paciente, o médico complementa o diagnóstico com a análise dos exames laboratoriais que medem a dosagem dos hormônios T3, T4 e TSH e, se houver necessidade, com os exames de imagem complementares.

Fique atento e a qualquer sinal de desconforto físico ou estético, procure logo a orientação do médico Cirurgião de Cabeça e Pescoço.

Pesquise

Redes sociais

Entre em contato!